Crónica da novilhada de feira de Outubro em Vila Franca.

Ao terceiro dia do mês de outubro, deu-se início à feira taurina da feira de outubro, com a novilhada como em Vila Franca de Xira.

Atuaram os cavaleiros António Núncio e Diogo de Oliveira e os novilheiros Alvaro de Faranda, Rafael Leon, Filipe Martinho, Carla Otero, Duarte Silva e Manuel Caballero.

Os forcados para pegar os dois novilhos foram os da terra, GFA de Vila Franca de Xira.

Os dois novilhos para toureio a cavalo foram da ganadaria Canas Vigoroux e os seis para toureio a pé foram da ganadaria Falé Filipe.

António Núncio cravou ferros de boa nota tendo sido regular durante toda a sua lide.

Diogo de Oliveira teve uma lide alegre e bem conseguida, com excelentes ferros e bons momentos de toureiro.

No que respeita ao toureio apeado, Alvaro de Faranda teve uma faena de intermitência, sem grandes destaques, frente a um novilho com dificuldades.

Rafael Leon recebeu à verónica rematando com uma meia verónica, tendo sido esse o destaque da sua lide devido ao facto do novilho ficar pelas tábuas, impossibilitando a lide de ter um bom fim.

Filipe Martinho, recebeu à porta gaiola o seu oponente. Teve um enorme tercio de bandarilhas mas foi na muleta que se destacam duas séries com a mão direita, em que levou largo o seu oponente com excelentes derechazos.

Carla Otero teve os seus melhores momentos de muleta, demonstrando enorme valor aguentando todas as miradas do novilho antes de investir na muleta.

Duarte Silva, também a receber a porta gaiola, teve um bom tércio de bandarilhas, com destaque para o par a quiebro. De muleta teve bons pormenores por ambos pitons de um complicado Falé Filipe.

Para terminar, Manuel Caballero teve uma agradável actuação deixando bons pormenores.

As pegas da tarde foram consumadas por Vasco Carvalho ao primeiro intento e João Valença ao primeiro intento. 

A corrida foi dirigida por Ricardo Dias e assessorada por Carlos Santos.

Joana Mil-Homens