Crónica da primeira corrida da feira de Outubro em Vila Franca.

Por: Joana Mil-Homens

Ao quarto dia do mês de outubro, deu-se início à primeira corrida de toiros integrada na feira de Outubro de Vila Franca de Xira.

Em praça estiveram os cavaleiros António Ribeiro Telles, António Ribeiro Telles filho e os matadores de toiros El Fandi (espanhol) e Juanito (português).

Os toiros lidados, foram, três da ganadaria Vale Sorraia para o toureio a pé e três da ganadaria Calejo Pires para o toureio a cavalo.

Para pegar três dos seis toiros da tarde, estiveram presentes os forcados do GFA de Vila Franca de Xira.

António Ribeiro Telles teve mais duas grandes actuações, algo que foi seu apanágio ao longo de toda a temporada. Bregando com maestria, citando de largo dando primazia ao oponente, conseguiu ferros de antologia que agradaram ao muito público presente.

António Ribeiro Telles ( filho ) com uma brega conhecedora e sortes bem desenhadas carimbou e bem a sua actuação.

No toureio a pé, El Fandi após uma primeira menos boa prestação, devido ao toiro ser menos colaborante, abriu o livro no segundo e toureou com classe, mando e temple. Destaque nos dois toiros para os tércios de bandarilhas, que foram inesquecíveis.

Juanito, perante dois toiros de campeonato esteve imponente em todos os tércios e muito bem no capote, com a muleta deliciou os presentes com séries por ambos os lados repousadas e templadas.

As pegas da tarde estiveram a cargo do GFA de Vila Franca de Xira.

À cara foram os forcados Luis Valença Cardoso ao primeiro intento, Diogo Conde ao terceiro intento e João Matos ao primeiro intento.

A corrida foi dirigida por Lara Gregório de Oliveira e assessorada por Jorge Moreira da Silva

Joana Mil-Homens