Crónica da segunda novilhada da feira de Outubro em Vila Franca.
Por: Joana Mil-Homens
Ao quinto dia do mês de outubro, deu-se início à segunda novilhada integrada na feira de Outubro, em Vila Franca de Xira.
Em praça estiveram os cavaleiros Francisco Núncio, Tristão Ribeiro Telles e os novilheiros Duarte Silva e Sérgio Sanchez.
O grupo presente para pegar os dois novilhos da tarde foi o grupo da terra, G. F. A. Vila Franca de Xira.
Os novilhos foram da ganadaria Palha.
Para Francisco Nuncio, a tarde não foi a sonhada, levou vários toques na montada, sendo que na ferragem tentou sortes frontais.
Tristão Ribeiro Telles voltou a mostrar o seu valor, toureou com garra e valentia. Teve ferros brilhantes, de criar calafrios.
Demonstrou que está aqui para ficar e que não vai ser ‘ só mais um ‘.
No que ao toureio a pé concerne, Duarte Silva esteve bem no primeiro mas foi no segundo que se destacou, teve um bom quite de chicuelinas, dois pares a quarteio e um a quiebro. Teve bonitas séries de naturais, as primeiras, apesar da voltareta forte, enquanto rematava a faena por bernardinas.
Sergio Sánchez teve direito a dois belíssimos novilhos Palha, por ambos os pitons, mas foi no primeiro que teve a melhor faena, destaque para os naturais com muito temple e cingidas bernardinas.
Para pegar os dois novilhos da tarde, foram à cara os forcados Rodrigo Andrade que consumou a pega ao primeiro intento e André Câncio Lilaia que consumou também ao primeiro intento.
A corrida foi dirigida por Fábio Costa, assessorada por José Manuel Lourenço.
Joana Mil-Homens