Neste dia…

14 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1959

FOTO: D.R.

Victor Manuel Valentim Mendes, nasceu em Marinhais, Salvaterra de Magos. Faz hoje 62 anos. Com 14 anos, tocava trompete no Ateneu artístico Vilafranquense, quando a banda actuava, via as corridas de toiros na praça, entusiasmado pela arte de tourear, apresentou-se num concurso realizado na praça de Vila Franca de Xira, causou boa impressão e passou a ser discípulo do saudoso, José Julio, tendo depois ingressado na escola de toureio de Coruche dos irmãos António e Manuel Badajoz, onde se torna bandarilheiro profissional. Após uma corrida de morte, realizada em Vila Franca de Xira no dia 11 de Maio de 1977, recebe convite de Gonzalito, moço de espadas de Curro Romero, para ir para Espanha, indo para Sevilha, onde fez o percurso de Novilheiro, onde a 13 de Setembro de 1981 em Barcelona se torna matador, perdendo-se assim um advogado, mas ganhando – se um excelente matador.

1974

FOTO: D.R.

Foi fundada a tertúlia tauromáquica Setubalense. Faz hoje 47 Anos. António Ferreira foi um dos seus fundadores, vindo a ser presidente da mesma. 1994, 15h perto de Badajoz, morreu o saudoso Joaquim Roque Silva em acidente de automóvel, sofrendo fractura de crânio e coluna, pai de Pedrito de Portugal, tendo sido novilheiro e bandarilheiro. Faz hoje 27 anos.

1999

foto: D.R. – www.joaoribeirotelles.com

João Telles Jr. ( João Maria Ribeiro da Cunha Ribeiro Telles), aos dois anos e meio já montava no seu cavalo muito velho “o campeão” que montou até aos 5 anos. Aos 9 anos, lida pela primeira vez em publico na praça de Coruche, lidando novilhos de seu avô, num festival, alternando com Antonio Lopes Aleixo e seu primo Manuel Ribeiro Telles Bastos, montando o “Gadelha”. Faz hoje 22 anos. Em 30 de Outubro de 2005 em Vila Franca de Xira, tira a prova de praticante, numa corrida de homenagem ao seu grande amigo João Vila Verde.

2001

FOTO: D.R.

14h. Saiu da Basílica da Estrela o funeral de Diamantino Viseu, chegado ao campo pequeno, o cortejo fúnebre, da uma volta à arena, donde saiu às 16h, despedindo-se para o cemitério do Alto de São João. Faz hoje 20 anos.

2010

FOTO: D.R.

Faleceu o empresário taurino de 76 anos, Manuel Gonçalves, faz hoje 11 anos. Vitima de queda numa escada na casa que estava a reconstruir na sua aldeia natal de Mizarela, na Guarda, onde tinha ido passar o carnaval com a sua mulher. Começou a sua carreira empresarial em Lourenço Marques. Depois do 25 de Abril de 1974, partiu para França onde foi também empresário tauromáquico, quando voltou a Portugal, tomou conta do Campo Pequeno. Foi apoderado do matador Pedrito de Portugal, lançando também Luis Rouxinol e outros.

2017

FOTO: D.R.

O matador Armando Rodrigues Soares, sofreu um acidente vascular cerebral. Faz hoje 4 anos. Vindo a repetir-se no dia 10 de Dezembro de 2020, vindo a falecer com 89 anos. Nasceu no Barreiro no dia 7 de Novembro de 1931, recebendo a Alternativa de matador de toiros no dia 30 de Setembro de 1962, na Real Maestranza de Caballeria de Sevilha, apadrinhado por Miguel Mateo ” Miguelin” e Curro Montes como testemunha, lidando toiros de Concha e Sierra.