Neste dia…

16 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1932

FOTO: D.R.

Nasceu em Ronda o grande Matador Antonio Ordonez y Araújo. Fazia hoje 89 anos. Faleceu a 19 de Dezembro de 1998, com 66 anos, em Sevilha com cancro hepático. Envergou pela primeira vez o traje de luzes em Haro (Logronho), já como novilheiro praticante, lida em Las Ventas, Madrid na feira de outubro de 1949. Em Junho de 1951, tem o seu doutoramento em Las ventas, tendo como padrinho, Julio Aparicio e o testemunho de El Litri.

1933

FOTO: D.R.

Cabra, Cordoba, fez a sua apresentação como profissional a senhorita toureira, Juanita Cruz ” Madrilena”,faz hoje 88 anos. Foi através dela, depois de uma grande batalha, pois até aqui perante a constituição republicana, no regulamento taurino, não era permitido mulheres toureiras. Foi através do director geral de segurança, Rafael Salazar Alonso que foi autorizado oficialmente o toureio feminino. Na temporada seguinte, 1934, Juanita, lidou de luzes 53 corridas.

1958

Dr. Antonio Vasco Lucas, actuou no Montijo, num festival organizado pelo bandarilheiro, António Gregório. Faz hoje 63 anos. Actuou ainda na praça de Cascais e Vila Franca de Xira, onde abandonou as lides, para se dedicar com toda a alma à sua carreira de veterinaria.

1983

FOTO: D.R.

Nasceu o matador, Emilio de Justo (Emilio Elias Serrano Justo) em Torrejoncillo, Cáceres. No ano de 2000, debuta como novilheiro, 2002, debutou com picadores na praça de Cáceres, alternando com Juan de la Reina y Antonio Galvez, Herrerita, lidando novilhos da Ganadaria de Valdeolivas. Em 26 de Maio de 2007, tirou a alternativa em Cáceres, Espanha, tendo como padrinho, Alejandro Talavante e testemunho de Cayetano Rivera, com toiros da ganadaria de Vagahermosa, confirmando a mesma no dia 29 de Maio de 2008 em Las ventas, Madrid, tendo como padrinho Anibal Ruiz e testemunho de Sérgio Martinez, lidando toiros de la Ganadaria de Juan Luis Fraile.

2003

FOTO: D.R.

Alternativa de Salvador Vega em Nimes de la mano de Joselito e o Testemunho de César Jiménez. Faz hoje 18 anos.

2010

Funeral de Manuel Gonçalves com 76 anos, no cemitério de Mizarela ” Guarda” faz hoje 11 anos. Vitima de um forte traumatismo craneano, tendo sido assistido no hospital da Guarda e transferido para Coimbra, onde chegou já sem vida.