Neste dia…

22 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1897

FOTO: D.R.

Leopoldo Nunes, critico tauromáquico, fazia hoje 124 anos. Nasceu em Montemor-o-Novo, foi fundador do programa radiofónico “Sol e Toiros” colaborou ainda na Emissora nacional. Faleceu com 90 anos em Lisboa.

1942

FOTO: D.R.

Nasceu o empresário tauromáquico Rui Domingues. Faz hoje 79 anos. Antigo organizador das corridas do extinto jornal “semanário”.

1985

FOTO: D.R.

Nasceu em Nimes a cavaleira Lea Vicens. Faz hoje 36 anos.
Começou a montar a cavalo apenas com 4 anos, com o “Ourasi” num pónei oferecido pelos pais. Estudou biologia na universidade de Montpellier, não chegando a acabar o curso para se dedicar a tempo inteiro ao seu grande sonho tauromáquico.
Ajudada por Angel Peralta, estreia-se no dia 2 de Outubro de 2010 em Olmedo, Valladolid, vindo a tomar a alternativa em Nimes, apadrinhada por Angel Peralta e o testemunho de Paco Ojeda.
Em Portugal, é apoderada por Paulo Pessoa de Carvalho, confirmando a sua alternativa no campo Pequeno no dia 2 de Julho de 2014, alternando com Pablo Hermoso de Mendoza e o português João Moura Jr..
No dia 4 de Julho, em Las ventas, confirma novamente a alternativa, alternando novamente com Pablo Hermoso. Volta a Portugal para actuar no dia 19 de Julho de 2014, sábado pelas 22h. nas Caldas da Rainha, actuando com Ana Batista e João Salgueiro da Costa, pegaram os forcados de Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha. Foram lidados 3 toiros de Pinto Barreiros e 3 de São Torcato.

2019

19h. Rui Bento Vasques, participou na conferência da IV Bienal Internacional de Tauromaquia de Ronda, cujo tema se baseava na divulgação da tauromaquia e da defesa da festa dos toiros e sua cultura. Entre muitas figuras importantes, colaboraram Ruiz Miguel, José Luis Galloso, Paco Ojeda, Cristina Sanchez e outros. Faz hoje 2 anos.

2020

Cidade Rodrigo (Espanha) lidaram El Fandi, José Maria Manzanares, Juan Del Alamo e Juan Antonio Pérez Pinto. Faz hoje um ano.