Neste dia…

20 de Dezembro

Por: António Teixeira

1928

FOTO: D.R.

Nasceu no Barreiro o fadista Fernando Tavares Farinha “O Miúdo da Bica”. Fazia hoje 92 Anos. Faleceu em Lisboa no dia 12 de Fevereiro de 1988. Em 1937, com apenas 9 anos de idade, começou a cantar o fado, participando em representação do bairro da bica, no concurso Inter bairros, ficando conhecido como o miúdo da Bica.

1941

FOTO: D.R. – Emilio de Jesus

Nasceu em Almeirim o cavaleiro Fernando Carlos de Andrade Salgueiro da Costa. Faz hoje 79 Anos. Estreou-se em publico com 10 anos na praça de Almeirim em 2 de Junho de 1968 em Santarém na praça Celestino Graça, recebeu do pai a alternativa de cavaleiro, tendo como testemunha David Ribeiro Telles e Luis Miguel da Veiga.

FOTO: D.R.

Campino é o nome tradicional que se dá em Portugal aos camponeses, cavaleiros da região do Ribatejo, tendo o seu próprio traje característico, é um personagem típico da região do Ribatejo, estando ligado à condução de gado em especial os toiros. Na sua vestimenta, usa o barrete verde com orla e barra em vermelho, camisa branca, colete encarnado, uma faixa vermelha que usa na cintura, calça azul, meias brancas até ao joelho, sapato preto com esporas, uma jaqueta que coloca sobre o ombro esquerdo e por último o seu bastão (Pampilho) que utiliza na condução do gado.