Neste dia…

23 de Dezembro

Por: António Teixeira

1951

FOTO: D.R.

Inauguração da praça de toiros monumental de Manizales na Colômbia. Faz hoje 69 Anos. Começou a ser construida em 1945, é nesta monumental que se realiza a feira de Manizales onde se reunem alguns dos melhores toureiros da Colômbia, América do Sul e Península Ibérica.

1966

FOTO: D.R.

Nasceu em Fuenlabrada, Madrid, El Fundi, (José Pedro Prados Martin) faz hoje 54 anos. Iniciou os seus primeiros passos de aprendizagem taurina na escola taurina de Madrid “José Cubero Yiyo”, debutou com picadores na sua terra natal no dia 17 de setembro de 1983 e no dia 22 de Setembro de 1987, tirou a alternativa em Villaviciosa de Odon, Madrid, tendo como padrinho, José Miguel Arroyo “Joselito” e José Luis Bote como testemunha que lhe cedeu a morte do primeiro toiro da sua carreira profissional “enviado” da Ganadaria de D. Antonio Arribas.

1996

FOTO: D.R.

Faleceu em Lisboa a fadista Julia Barroso (Maria Julia Conde Barroso Xara- Brasil). Nasceu em Lagos, Santa Maria no distrito de Faro, na travessa da coroa no dia 11 de agosto de 1930. Recebeu educação primária e frequentou a escola industrial de Lagos, desde muito cedo se manifestou com aptidão para a carreira artística, a primeira vez que se manifestou em publico, foi num casamento e tinha apenas 4 Anos. Com 11 Anos cantou numa festa teatral do clube artístico Lacobrigense. Com 15 Anos, muda-se para Lisboa junto com seus pais e irmãos, e entra por incentivo de seu irmão no centro de preparação de artista da rádio, tornando-se em 1948 numa artista da Emissora Nacional.