Neste dia…

25 de Dezembro

Por: António Teixeira

1968

FOTO: D.R.

Surge o segundo canal da RTP (RTP2). Faz hoje 52 anos. Pertencendo à radio e televisão de Portugal, tendo como proprietário o governo português, na altura era seu presidente Gonçalo Reis em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

1987

FOTO: D.R.

Faleceu o cavaleiro Varela Crujo (José Francisco Varela Crujo) em Beja, tendo estado 4 Anos e 4 Meses em coma. Faz hoje 33 anos. Filho do Ganadero José Crujo, recebeu a alternativa em 1977, tendo como padrinho, David Ribeiro Telles, frente a toiros da Ganadaria de Ortigão Costa. Em 11 de agosto de 1983, ao actuar na praça de toiros do campo pequeno, uma investida do toiro de Pontes Dias que lidava, projectou-o do cavalo, fazendo-o cair desamparado e bater com a cabeça no solo, ficando em estado de coma.

FOTO: D.R.

Tauromaquia, tem como principais expressões, tourada ou corrida de toiros, que consiste na lide de toiros bravos, a pé ou a cavalo. Esta cultura tem os seus primeiros registos no século Xll, tendo a sua expressão mais forte sempre ocorrido na Península Ibérica (Portugal e Espanha) sendo também muito comum no sul de França e em diversos países da América Latina como o México, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Costa Rica, assim como nas Filipinas e Estados Unidos da América. Tauromaquia também inclui todo o desenvolvimento do espetáculo, desde a criação do touro, a confecção dos trajes dos participantes, desenho e publicação dos cartéis. Tauromaquia integra a cultura nacional ou regional.

Abraço e bom Natal para todos.