Neste dia…

26 de Dezembro

Por: António Teixeira

1950

FOTO: D.R. -Luis Peixinho acompanhado com o maestro João Moura

Nasceu no Montijo o bandarilheiro Luis Peixinho. Faz hoje 70 Anos. Tomou a alternativa em Santarém a 10 de Junho de 1978, nocturna da feira do Ribatejo, na noite anterior à do Maestro João Moura, teve como Padrinho, José Tinoca e testemunha, José Agostinho dos Santos com toiros de David Ribeiro Telles, dirigindo a corrida Augusto Gomes Jr. tourearam a cavalo Gustavo Zenkl, Fernando Andrade Salgueiro e a pé, Mário Coelho e Niño de la Capea, bandarilhou 2 toiros com o José Tinoca e José Agostinho dos Santos.

1966

FOTO: D.R.

Faleceu Américo Pena, antigo empresário do campo pequeno. Faz hoje 54 anos. A partir de 1951, é durante vários anos, foi o responsável por diversas corridas de toiros, principalmente na praça da Nazaré.

1978

Nasceu em Lisboa a cavaleira Sónia Matias. Faz hoje 42 Anos. 18 de Junho de 2000, Monumental de Santarém, Sónia Matias, tornava-se na primeira cavaleira tauromáquica a receber a alternativa na XVll corrida da rádio Renascença. Sónia recebe o 1º ferro como profissional das mãos do maestro João Moura com o testemunho de Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol e José Manuel Duarte, forcados de Santarém e Vila Franca.

2015

FOTO: D.R.

Faleceu com 85 Anos no hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, o bandarilheiro Álvaro Catoja. Faz hoje 54 Anos. As cerimónias fúnebres, aconteceram a 28 de dezembro, segunda feira pelas 16h no crematório de Barcarena.

Abraço e continuação de boas festas.