Neste dia…

28 de Dezembro

Por António Teixeira

1937

Nasceu em Cedofeita, Porto, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Faz hoje 83 anos. Dirigente desportivo, actual presidente do futebol clube do Porto, é o presidente que ganhou mais títulos à frente de um clube de futebol.

1995

FOTO: D.R.

Cali, Colombia, êxito grande de Pedrito de Portugal, cortou 3 orelhas a toiros espanhóis de Samuel Flores, alternou com Ortega Cano e César Rincon que viram gorados os seus desejos. Faz hoje 25 anos.

2011

UNESCO , declara o Fado, património imaterial da humanidade. Faz hoje 9 anos. O fado é um estilo musical português, geralmente é cantado por uma só pessoa “fadista” e acompanhado por uma guitarra clássica, nos meios fadistas, denominada viola e uma guitarra portuguesa.

Ilustre embolador José Paulo, faleceu ontem da parte da tarde no hospital Amadora – Sintra com 80 Anos de idade.
Que decance em paz.
Mais de 40 Anos como embolador, com a sua tertúlia na Venda Seca, Belas, onde vivia, era considerado um homem popular, pois era fácil de criar amizades. A sua última corrida e despedida, foi em Alter do Chão no dia 25 de Abril de 2017. Elaborava os ferros das mais variadas cores e formas, os chamados curtos, compridos, palmitos e rosinhas feitas com talento e gosto único.
Preparava as astes dos toiros, sendo as mais difíceis os que eram para o toureio a pé, tendo de ser bem limpas, enquanto as para lidar a cavalo, tornavam-se mais fáceis, pois eram preparadas com as bolas e tapadas com as embolas.
Além de Portugal, embolou toiros na Grécia, Venezuela, México, Moçambique e outros. Inicialmente foi músico mas depois da morte de seu pai, deixou a música e dedicou-se aos toiros a tempo inteiro.
Era fã de dois toureiros, Mestre Baptista e Diamantino Viseu. A sua preciosa ajuda era a sua neta, Ana Salomé, também aficionada e eximia decoradora das ditas bandarilhas.