Neste dia…

3 Janeiro

Por: António Teixeira

1948

FOTO: D.R.

Alfredo Marceneiro (Alfredo Rodrigo Duarte) é consagrado o “Rei do fado” no café Luso. Faz hoje 73 anos. Foi um fadista português que marcou uma época, detentor de uma voz inconfundível, tornou-se um marco deste género da canção em Portugal. Faleceu em 26 de Junho de 1982 com 91 anos em Lisboa. Nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1891 na travessa de Santa Quitéria na freguesia de Santa Isabel em Lisboa. Em 1905 quando tinha apenas 13 anos, ficou órfão de pai, abandonou os estudos para ir trabalhar e ajudar no sustento da casa, tendo o seu primeiro emprego, sido aprendiz de encadernador.

1974

FOTO: D.R.

Nasceu em Madrid, Francisco Rivera Ordoñez (Francisco de Assis Rivera Ordoñez), filho de Paquirri e Carmen Ordoñez. Faz hoje 47 anos. Foi premiado com a medalha de ouro e mérito em “Las belas artes”. Francisco perde o seu pai numa tarde de Setembro em 1984, quando foi ferido mortalmente em plena faena pelas astes do toiro “Avispado” no Pueblo Cordobez de Pozoblanco.

1982

FOTO: D.R.

Nasceu em Alicante, Espanha, José Maria Manzanares, filho ( José Maria Dols Samper). Faz hoje 39 anos. Iniciou os estudos de veterinária, ainda que rápido se deu conta de que o seu destino era o toureio. Aos 19 anos apresentou-se de bezerrista num festival de Campotéjar, em 19 de Abril de 2001, cortando 2 rabos e seu nome começa a soar bem forte.