Neste dia…

4 Janeiro

Por: António Teixeira

2001

FOTO: D.R.

Foi fundado o clube tauromáquico Arrudense, foi fundado em 1999, mas só foi feita a escritura neste dia. Situa-se na rua João de Deus Nº 34 em Arruda dos Vinhos, pode ser contactada pelo número de telefone 263975169 e tem como objectivo promover e dinamizar a festa taurina e equestre, organizar espectáculos entre outros inventos. Faz hoje 20 anos.

2015

Celebra-se o Dia Mundial do Braille com 64 caracteres, fundada por Louis Braille, na primeira metade do século 19 que é utilizado por pessoas cegas e com deficiencias visuais.
Braille, ficou cego quando tinha 3 anos, a sua associação faz hoje 6 anos.
A assembleia geral da ONU, decidiu, em novembro de 2018, proclamar o dia 4 de Janeiro como dia mundial do braille. O braille é uma representação tátil de simbolos alfabéticos e numéricos que utiliza seis pontos para representar cada letra e numero e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos. O braille é um meio de comunicação para pessoas cegas como esta refletido no artigo 2 da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

FOTO: D.R.

Real Maestranza de Caballeria de Sevilha, galardoada com a medalha de Belas artes espanhola, pelo governo espanhol, entidade proprietária da praça de toiros.
De estilo arquitectónico “Barroco” foi inaugurada em 1881 tendo o início da sua construção no século XVlll, 1760 tendo sido restaurada em 1881 e 1915. De 1914 a 1915, as bancadas em pedra foram substituidas por outras em ladrilho, sob a direcção do arquitecto sevilhano Aníbal Gonzàlez.
A inclinação das bancadas, ficou mais suave e o número de filas foi aumentado, além de 3 filas de barreira, as bancadas de sombra passaram de 10 para 12 filas e as de sol de 10 para 14. Situa-se no Paseo de Cristobal Colon, 12 41001 Sevilha Espanha.
É a praça de toiros mais antiga e de maior tradição de Espanha, acolhe anualmente diversos espectáculos tauromáquicos, destacando-se os organizados durante a feira de Abril.
A sua arena embora pareça circular, na verdade é ovalada.
Para se sair em ombros pela porta do príncipe, os toureiros têm de cortar 3 orelhas, enquanto nas outras praças, incluindo Madrid, bastam 2 orelhas.