Neste dia…

5 de Janeiro

Por: António Teixeira

1933

FOTO: D.R.

Luis Goes (Luis Fernando de Sousa Pires Goes), fadista de Coimbra, Fazia hoje 88 anos. Foi um médico e musico português, cantor e compositor, conhecido pelo seu nome artístico como Luis Gomes. Foi considerado um dos expoentes máximos da canção de Coimbra. Faleceu em 18 de Setembro de 2012 em Mafra com 79 anos. “Homem só meu irmão” Balada da distância” e “Balada da torre D’ Anto” são algumas das melhores musicas de Luis Goes.

1938

FOTO: D.R.

Rei Juan Carlos de Espanha (João Carlos l) Juan Carlos Alfonso Victor Maria de Borbon dos Sicillias. Faz hoje 83 anos. Foi rei de Espanha de 22 de Novembro de 1975, até à sua abdicação em 19 de Junho de 2014, em 2020, auto exilou-se nos Emirados Árabes Unidos devido a um caso de corrupção. Casado com Sofia de Grécia e Dinamarca. Em 1969, foi o ditador Francisco Franco que o nomeou como futuro Rei após a Espanha, já ter extinto a monarquia após a morte de Franco, conseguiu fazer a transição pacifica do regime franquista para a democracia parlamentar.

1946

FOTO: D.R.

Nasceu em Fuengirola, Malaga o matador Miguel Marquez, fazia hoje 75 anos. Faleceu a 27 de Março de 2007. Considerado toureiro especialista em victorino. Lidou, fazendo a sua apresentação no Campo Pequeno no Dia 5 de Setembro de 1968, 5ªFeira pelas 22h, alternando com Amadeu dos Anjos, a cavalo, lidaram Mestre João Branco Núncio e Frederico Cunha. Foram lidados 8 toiros dos Herdade de Dom Diogo Passanha (Quinta de São Pedro), pegados pelo grupo de Montemor e Oliveira Irmãos para a lide a pé.

1957

José Trincheira foi homenagiado pelo grupo tauromáquico “Sector 1”, conhecido pelo leão do alentejo. Faz hoje 9 anos. Nasceu em 1935, havendo a duvida se em Espanha onde os pais trabalhavam ou na Vila Alentejana de Borba. Tendo sido registado em Portugal com o nome de José. Em 1947, sem a possibilidade de comprar um bilhete, consegue entrar na praça de Vila Viçosa e assistir a corrida onde foi colhido de morte o valoroso matador José Gonzàlez “Carnicerito de México”. Trincheira nunca se esqueceu dessa trágica imagem.

2012

FOTO: D.R.

Castillejo, Cristina Sanchez e o matador David Mora, atiraram-se de pára-quedas. Fas hoje 9 anos.