Neste dia…

9 de Janeiro

Por: António Teixeira

1927

FOTO: D.R.

Nasceu em Riachos, na Golegã, Américo Rodrigues da Silva Saraiva Mendes, colaborador do Diário Popular e fundador do Correio da Manhã. Fazia hoje 94 anos. Foi um famoso critico tauromáquico, vindo a falecer no dia 20 de Julho de 2010 com 83 anos, em Lisboa.

1964

FOTO: D.R.

Começou a ser construída a praça de toiros de Santarém, tendo sido inaugurada no dia 7 de Junho do mesmo ano, com uma lotação esgotada, numa corrida à portuguesa, tendo assistido a esta corrida o então Presidente da Republica, Almirante Américo Tomás, acompanhado de sua esposa. Faz hoje 57 anos.

1978

FOTO: D.R.

Faleceu em Lisboa o Fadista Tristão da Silva (Manuel Augusto Martins Tristão da Silva) com 50 anos, conhecido pelo “miúdo do Alto do Pina”. Sofreu um acidente de viação, quando regressava da casa “o forcado” daquela janela virada para o mar, foi uma das suas canções. Faz hoje 43 anos.

2019

RUI BENTO E JORGE BENTO CORDEIRO – FOTO: D.R.

Faleceu no IPO de Lisboa com 63 anos, vitima de câncer, Jorge Bento Cordeiro, irmão do Maestro Rui Bento Vasques. (que descanse em paz). Faz hoje 2 anos.

2020

FOTO: D.R.

21h30 Realizou-se no Montijo um colóquio taurino sobre o toureio a cavalo, no salão da banda democrática 2 de Janeiro, na Rua Cândido dos Reis Nº44 tendo como moderador José Cáceres e oradores os cavaleiros Emidio Pinto, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol Jr.. Faz hoje 1 ano.