Neste dia…

14 de Janeiro

Por: António Teixeira

1854

FOTO: D.R.

Nasceu em Lisboa José Pereira Palha Blanco, ganadero ligado à história da tauromaquia Vila Franquense, foi por sua iniciativa que a praça de toiros de Vila Franca de Xira,, foi construída no início do século XX (1901) tendo posteriormente recebido o nome deste, benemérito, tendo sido inaugurada no dia 30 de Setembro de 1901. Fazia hoje 167 anos.

1949

FOTO: D.R.

António Sala (António Manuel Sala Mira Gomes) locutor e cantor português, nasceu em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Nasceu às 7h15′ de uma sexta-feira, entrou para a rádio em 1966. Em 1979, ingressou na radio Renascença, obtendo grande êxito com o programa matinal “Despertar”, colaborando com Olga Cardoso, assumindo o cargo de director de programas da radio Renascença a partir de 1992. Foi através dele e do saudoso empresário Manuel Gonçalves, que foram organizadas as corridas de toiros da Renascença. Faz hoje 72 anos.

2001

FOTO: D.R.

Hospital de Salamanca, morre o matador Julio Robles, vitima de uma peritonite, com 49 anos de idade, toureiro de corte clássico, desde a tarde de 13 de Agosto de 1990, vitima de colhida na praça de Béziers, ficou tetraplégico, deslocando-se numa cadeira de rodas. Um ano depois da sua morte, os salamantinos ergueram-lhe uma estatua na frente da entrada principal da “Glorieta” praça de toiros de Salamanca, feita pelo escultor, Salvador Amaya. Faz hoje 20 anos da sua morte.