Neste dia…

15 de Janeiro

Por: António Teixeira

1882

FOTO: D.R.

Na praça de toiros do Campo de Santana, realizou-se a 1º corrida oferecida pelo Sr. Alfredo Anjos a D. Afonso Xll e sua esposa Dª Cristina. Faz hoje 139 anos.

1898

FOTO: D.R.

Foi fundada em Alcochete, a banda imparcial “15 de Janeiro de 1898” desta vila aficionada eximia cultural da sonoridade taurina das nossas praças de toiros. Prémio obtido em Itália e medalha de Alcochete, fazem parte de alguns troféus ganhos. Faz hoje 123 anos.

1988

FOTO: D.R.

Faleceu com 90 Anos em Lisboa, o jornalista e crítico tauromaquico Leopoldo Nunes, além de jornalista de guerra, com 11 anos de idade, leu o seu primeiro jornal “o século”, na rua Conde Ferreira, de acesso ao castelo de Montemor-o-Novo. Foi toureiro amador, filho de forcado e sobrinho de bandarilheiro. Durante alguns anos, em parceria com o saudoso Manuel dos Santos, organizou festivais tauromáquicos, entregando as suas receitas ao hospital de São João de Deus em Montemor-o-Novo. Faz hoje 33 anos.

2002

FOTO: D.R.

Santarém, inaugurou a primeira feira nacional da agricultura de inverno, organizada por Carlos Empis. No pavilhão coberto, celebrou-se o primeiro festival taurino nocturno. Faz hoje 19 anos. Depois desta só se realizaram mais duas feiras.