Neste dia…

31 de Janeiro

Por: António Teixeira


Foi hoje a sepultar no cemitério de Vila Franca de Xira, o Maestro José Julio que hoje fazia 86 anos, o oitavo matador de olhos verdes, que veio ao mundo na mesma terra que partiu. Entre muitos domingos de triunfos, escolheu este para fazer as suas últimas cortesias na terra que o viu nascer. Como os toureiros nunca morrem, em virtude do mundo taurino estar todo em confinamento, José Julio, partiu para o além, em busca de uma nova temporada em companhia dos seus alternantes, José Falcão e Mário Coelho. Um sentido abraço e que obtenham muitos triunfos, pois aqui, pena é que a imprensa lhes de tão pouca importância…..

1977

Foi inaugurado o Centro Jorge Pompidou em Paris. Faz hoje 44 anos. Situado na Place Georges Pompidou, 75004 Paris. Pompidou foi o presidente de França de 1969 até 1974, que encomendou a construção. Foi desenhado pelos arquitetos “italianos” Renzo Piano e Gianfranco Franchini e pelos “britânicos” Richard Rogers e Su Rogers, com assessoria do Eng. britânico Peter Rice.

1983

Nasceu o matador Sebastian Castella ( Sébastien Turzack) em Béziers, Francia. Faz hoje 38 anos. Fez o seu Debut de becerrista em 30 de Março de 1997 em Aignan, França. Debute de Novilheiro no dia 17 de Janeiro de 1999 em Acapulco, México e por fim a alternativa no dia 12 de agosto de 2000 em Béziers – Francia. Após 20 anos de alternativa, abandona as arenas, dizendo não ser um adeus definitivo, mas um “até já” devido a pandemia.

FOTO: D.R.

Homenagem ao touro em Ponte de Lima, realiza-se através de “vaca das cordas”, lança-se o toiro na estrada por volta das 18 horas, seguido de uma média de 15 forasteiros que o seguram por duas cordas, é levado até à igreja matriz e preso a grade de ferro que fixa a janela da torre dos sinos, sendo este lavado com vinho tinto da região para retemperar forças. Em seguida dá 3 voltas à Igreja e segue para o areal da vila, no meio de diversos trambolhões e nódoas negras. Esta tradição, data de 1646 e tem lugar na véspera da festa do corpo de Deus.