Neste dia…

1 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1959

Nasceu em Almada o cavaleiro Paulo Jorge Padrão Caetano. Faz hoje 62 Anos. Começou a montar a cavalo com 3 anos de idade pela mão de seu tio “Metzner” já falecido. Iniciou o seu percurso tauromáquico pelas mãos do bandarilheiro, António Cipriano “Badajoz”, estreando-se como cavaleiro amador em 1973 em Campelos, “Torres Vedras”, tirando a prova de praticante na praça de Almeirim em 1977, chegando a alternativa em Santarém no dia 15 de Junho de 1980 numa corrida TV.

1970

FOTO: D.R. – GFA MONTEMOR

Guadalajara, México, actuou pela primeira vez nesta praça um grupo de forcados, o de Montemor, comandado pelo cabo Simão Malta. Nas oito corridas ali montadas, pegaram 16 toiros em pontas. Faz hoje 51 anos.

1975

FOTO: D.R. – EMILIO DE JESUS

Nasceu o cavaleiro João Zuquete. Faz hoje 46 Anos.

2018

Pela manhã, faleceu o forcado João Nunes Patinhas em Évora com 82 anos. Faz hoje 3 anos. Foi fundador do grupo de forcados amadores de Évora, tendo sido primeiro cabo em 1963.

2018

21:30h – António Manuel Cardoso “Nené” com 64 anos, quando regressava da primeira corrida da abertura da temporada, em Mourão, sofreu um brutal acidente de viação, na E.N. 4, junto à academia do Sporting em Alcochete, provocado por um condutor embriagado que em uma ultrapassagem o obrigou a chocar de frente a 4 Km. de sua casa. Faz hoje 3 anos.

2020

Mourão, corrida inaugural de temporada, com 6 novilhos de Murteira Grave para Manuel Ribeiro Telles Bastos, João Salgueiro da Costa, Manuel Jesus “El Cid”, Juan Ortega, o francês Juan Leal e João Silva “Juanito”. Pegaram os forcados amadores da Póvoa de São Miguel. Faz hoje um ano.

Este ano, devido à pandemia, não temos toiros neste inicio de época, esperamos para o próximo ano.