Neste dia…

2 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1950

Foto: D.R.

Início da construção da praça de toiros da Moita “Daniel do Nascimento” cujo projecto foi da autoria do arquitecto Cabeça Padrão, tendo sido inaugurada passado 5 Meses, a 16 de Julho. O primeiro touro a sair à arena da nova praça, pertencia à Ganadaria de Manuel da Silva Vitorino, tendo sido toureado pelo Mestre João Núncio, utilizando os cavalos “Ribatejo” e “Sultão” tendo sido o toiro pegado pelo forcado moitense, José Manuel Esteves. Faz hoje 71 anos.

1969

Joaquim Bastinhas, lidou pela primeira vez no Campo Pequeno como cavaleiro amador, na tarde de 2 de Fevereiro, tinha 13 anos. Faz hoje 52 anos. A 9 de Setembro de 1979, recebeu a prova de cavaleiro praticante na praça de Vila Viçosa, vindo a tirar a alternativa no dia 15 de Maio de 1983 em Évora.

1970

FOTO: D.R.

Zacatecas, México, acidente rodoviário de Jaime Bravo e o novilheiro Eloy Cabaços, sofrendo apenas ferimentos. Faz hoje 51 anos.

2019

FOTO: D.R.

Praça de toiros Val’Quirico (Tlaxcala) México, vitima de ataque cardíaco, morre o cavalo “Grana de ouro” ao cavaleiro português Pedro Louceiro lll, nesta corrida, lidou também Diego Ventura. Faz hoje 2 anos.

2019

FOTO: D.R.

16h. inauguração no exterior do mercado municipal de Vila Franca de Xira da estátua, busto do Matador de toiros, José Julio, obra da autoria do escultor espanhol Alberto German. Faz hoje 2 anos. Este busto, nasceu da vontade de um grupo de aficionados, a que a autarquia se quis associar.

2013

FOTO: D.R.

José Tomas lidou na Monumental do México. Faz hoje 8 Anos.

2021

Faleceu o grande forcado e enorme Homem Simão Comenda. Estava internado no hospital dos Lusíadas desde o dia 22 de Janeiro infectado com este malvado vírus Covid 19. Veio a falecer esta madrugada. Paz à sua alma e as mais sentidas condolências à família enlutada.