Neste dia…
2 de Fevereiro
Por: António Teixeira

1950

Início da construção da praça de toiros da Moita “Daniel do Nascimento” cujo projecto foi da autoria do arquitecto Cabeça Padrão, tendo sido inaugurada passado 5 Meses, a 16 de Julho. O primeiro touro a sair à arena da nova praça, pertencia à Ganadaria de Manuel da Silva Vitorino, tendo sido toureado pelo Mestre João Núncio, utilizando os cavalos “Ribatejo” e “Sultão” tendo sido o toiro pegado pelo forcado moitense, José Manuel Esteves. Faz hoje 71 anos.
1969

Joaquim Bastinhas, lidou pela primeira vez no Campo Pequeno como cavaleiro amador, na tarde de 2 de Fevereiro, tinha 13 anos. Faz hoje 52 anos. A 9 de Setembro de 1979, recebeu a prova de cavaleiro praticante na praça de Vila Viçosa, vindo a tirar a alternativa no dia 15 de Maio de 1983 em Évora.
1970

Zacatecas, México, acidente rodoviário de Jaime Bravo e o novilheiro Eloy Cabaços, sofrendo apenas ferimentos. Faz hoje 51 anos.
2019

Praça de toiros Val’Quirico (Tlaxcala) México, vitima de ataque cardíaco, morre o cavalo “Grana de ouro” ao cavaleiro português Pedro Louceiro lll, nesta corrida, lidou também Diego Ventura. Faz hoje 2 anos.
2019

16h. inauguração no exterior do mercado municipal de Vila Franca de Xira da estátua, busto do Matador de toiros, José Julio, obra da autoria do escultor espanhol Alberto German. Faz hoje 2 anos. Este busto, nasceu da vontade de um grupo de aficionados, a que a autarquia se quis associar.
2013

José Tomas lidou na Monumental do México. Faz hoje 8 Anos.
2021

Faleceu o grande forcado e enorme Homem Simão Comenda. Estava internado no hospital dos Lusíadas desde o dia 22 de Janeiro infectado com este malvado vírus Covid 19. Veio a falecer esta madrugada. Paz à sua alma e as mais sentidas condolências à família enlutada.