Neste dia…

6 de Fevereiro

Por: António Teixeira

1924

FOTO: D.R.

Nasceu a fadista Tia Argentina Santos, no bairro da Mouraria. Fazia hoje 97 anos. Faleceu no dia 18 de novembro de 2019 com 95 anos, numa segunda-feira em Lisboa. Fez a sua carreira a frente da casa de fados, “parreirinha de alfama”, onde começou a trabalhar como cozinheira. Entre muitos fados, destacaram-se os “Chico da Mouraria” e “Minha Pronuncia”.

1960

FOTO: D.R.

Julio Gomes tornou-se novilheiro praticante. Faz hoje 61 anos. 2 de Novembro de 1970, doutorou-se em Tlaxcala, México, apadrinhado por Raul Garcia e o testemunho de Eloy Cavazos, lidando o touro “Piedras negras”, vestindo um traje de luzes branco, bordado a negro, sendo o 15º Matador. Natural dos Forcalhos (Sabugal), cedo se apaixonou pelos toiros, tendo partido para Espanha, onde chegou a ser apoderado por “El Pipo”. Fez a sua carreira, praticamente em ruedos do México e Peru. Quando volta a Portugal, actua no Campo Pequeno na corrida de despedida do saudoso Armando Soares. Mais tarde vem a desempenhar a função de competentíssimo delegado técnico tauromáquico.

1977

FOTO: D.R.

Santarém, nasceu o forcado, Nuno Marques Luis. Fazia hoje 44 anos. Trabalhou no hospital da sua terra e pertenceu ao grupo de forcados amadores da Chamusca. Foi encontrado morto pelo seu pai na tarde de 7 de agosto de 2013, sexta feira, com 36 anos junto à sua residência no jardim de cima.

2004

FOTO: D.R.

13h realizou-se o funeral do bandarilheiro, José Agostinho dos Santos, para o cemitério do Alto de São João. Faz hoje 17 anos. Nasceu na Golegã no dia 27 de Agosto de 1931. Apresentou-se pela primeira vez em publico com 10 anos de idade em Torres Novas, tirando a prova de praticante em Alcochete no Ano de 1950 e a Alternativa no Campo Pequeno, no dia 10 de Agosto de 1952, sendo seu Padrinho, Agostinho Coelho.