João Moura Jr – Figura consagrada!
João Moura Júnior é no panorama Taurino Nacional a primeira figura do Toureio a Cavalo. Na presente temporada de 2025, encerrou-se pela terceira vez com seis toiros, na Monumental “José Elias Martins” em Portalegre, naquela que será a sua casa e o encontro com os “seus” aficionados.
Com a assistência a preencher 3/4 fortes das bancadas, sombra a abarrotar e sol quase cheio, ontem voltou-se sem dúvida a reescrever história no toureio equestre português.
Lidaram-se Toiros da Ganadaria Murteira Grave (dívida azul e amarela) e Veiga Teixeira (divisa vermelha e preta).
Pegaram nesta tarde os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Portalegre.
Após o desenrolar das cortesias, o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre entregou uma lembrança ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém pela comemoração dos 110 anos de existência na presente temporada.
Já a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, entregou também uma lembrança a João Moura Júnior, bem como a Empresa “Toiros com Arte”, a qual parabenizo pela excelente organização.
No que concerne ás lides propriamente ditas, saiu à Praça o primeiro toiro da ordem, um Murteira de boa apresentação, de comportamento nobre e com investidas suaves. Moura Júnior andou correto nos compridos, ligando as investidas do oponente levando o mesmo embebido na garupa da sua montada. Ladeios ajustados e ferros de grande nota.
O segundo da ordem pertencente à Ganadaria de Veiga Teixeira, um toiro algo distraído de saída, que no decorrer da lide se foi acentuando esse mesmo comportamento, Moura Jr “criou” uma lide plena de saber, ladeou o seu oponente e cravou curtos de altíssima nota, destacando o segundo cravado em terrenos de dentro.
O terceiro toiro, também pertencente à divisa vermelha e negra, o cavaleiro de Monforte deixou uma emocionante e milimétrica porta gaiola! Nos curtos, que ferro o primeiro da ordem. De praça à praça dando vantagens ao Teixeira, fez uma pequena batida ao píton contrário e cravou de alto a baixo no centro do “ruedo”, tudo ao milímetro, o público levantou-se das bancadas como quem tem uma mola. Ferro a ferro e Moura Jr. a elevar a competência e profissionalismo das suas atuações. Digo-vos, este ferro ficará marcado para a história do toureio a cavalo.
O quarto da tarde, novamente pertencendo a Murteira Grave, foi quiçá o Toiro mais reservado e sonsote da corrida. Deixou dois compridos acertados e rapidamente deu “aires” artísticos à sua lide, bons recortes e ladeios ajustados.
O quinta da ordem, um Toiro de Murteira Grave que quanto a mim foi bravo, nobre e a arrancar-se de todos os terrenos, Moura Jr. foi novamente recebê-lo à Porta Gaiola.
Primeiro curto de altíssima nota, sorte ajustada a ser rematada por dentro e a levar o toiro no estribo. Assistência de pé ! O seu segundo curto, pleno de risco, emoção e muita ( mesmo muita ) verdade, em terrenos de compromisso, o ferro ficou algo descaído, digo-vos meus amigos se o ferro fica “en su sítio” erra o ferro do ano!
Terminou a sua lide com as “Mourinas”, sorte criada pelo seu pai, o Maestro João Moura. A última “Mourina” foi de outro planeta ! Ajustada, sorte ao milímetro, a entrar pelo toiro a dentro e a cravar ao estribo, pleno de verdade e risco tendo mesmo o Toiro atingido o joelho do “jinete”. Lide redonda e tarde mais que consagrada.
No último da tarde , um flavo de Veiga Teixeira, bem apresentado e rematado de carnes, Moura Jr. deixou dois compridos cumprindo a função. Na série de curtos convidou o Maestro e seu pai João Moura, a figura incontornável da Tauromaquia Portuguesa e além fronteiras.
Assistência novamente de pé a tributar uma ovação, reconhecendo assim os “grandes”. Um Teixeira que se adiantava no momento dos ferros, Moura pai deixou bons curtos, terminando com ladeios, já Moura Jr. cravava os curtos no ressalto, ladeando o oponente de forma artística. Que tarde , que lide!
No que toca ao capítulo das ramagens, pegou o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, tendo efectivado a primeira pega ao primeiro intento por João Faro, a segunda da ordem em sorte de Cernelha pelos Valentes Forcados José Carrilho e Francisco Paulos, ao segundo intento e Bernardo Bento à primeiríssima tentativa.
Pegou também nesta tarde, em sua casa o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, Gonçalo Costa efectivou a primeira da ordem ao quarto intento, tendo nesta tarde se despedido das arenas, Filipe Rodrigues ao primeiro intento numa que foi uma extraordinária pega e Ricardo Almeida que consumou à terceira tentativa.
Foi uma tarde daquelas que fazem voltar às praças. Pela qualidade a Figura de Cartaz, João Moura Jr. é indiscutivelmente a primeira figura do toureio Nacional e arrisco-me a dizer Mundial. Não se pode apontar um erro, um cavaleiro de raça, de sabedoria e uma doma equestre inigualável. Tarde redonda e de consagração do cavaleiro de Monforte. O nome Moura foi, é e será para sempre o nome revolucionário da Tauromaquia Portuguesa e Moura Jr. é a prova disso mesmo.
Nota: Destaco pela negativa a atuação da direção de corrida por falta de coerência no que toca a atribuição de música e voltas, faltando firmeza nas decisões.
Por fim e isso sim realmente importa, João Moura Jr. em ombros! Um senhor, um Toureiro, uma Dinastia, uma Figura!
Duarte Justino