CRÓNICASNOTÍCIASPUBLICIDADE

Triunfo forte de Rouxinol Jr na Corrida dos Agricultores do Oeste – Caldas da Rainha‘26

A castiça Praça de Toiros das Caldas da Rainha abriu portas a 26 de Julho pelas 22H para receber a sua primeira corrida da temporada de 2026, contando com 3/4 de lotação preenchida.
Levou-se a cabo a Corrida dos Agricultores do Oeste, homenageando-se postumamente também o saudoso Forcado Horácio Lopes.
Cartel variado e para todos os gostos, com veterania e juventude, dele faziam parte os Cavaleiros Luís Rouxinol, Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Rouxinol Jr. e Paco Velásquez.
Pegaram nesta noite os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Caldas da Rainha.
Lidaram-se 6 Toiros 6 de diferentes divisas em concurso: Irmãos Moura Caetano, Eng. Jorge de Carvalho, Palha (vencedor de prémio apresentação e bravura), Canas Vigourox, Fernandes de Castro e Canas Vigourox (sobrero) por inutilização do de Passanha aquando entrada em praça (lesão).

Luís Rouxinol, o cavaleiro mais veterano acartelado abriu praça frente a um de Irmãos Moura Caetano, o mais pesado da noite, exímio de apresentação e trapío! Luís entendeu bem o oponente de saída deixando dois bons compridos, tendo sido nos curtos que se destacou perante um toiro com codicia e prontidão na sua investida. Bonitos ladeios a deixar o de irmãos Moura Caetano em sorte e a cravar com ajuste. No decorrer da lide o Toiro foi ganhando alguma querença em terrenos de dentro e Luís deixou um ajustadíssimo par de bandarilhas por esses mesmos terrenos. Lide de sabedoria!

Gilberto Filipe, cavaleiro de alta escola e monta irrepreensível teve por diante um colaborador de Eng. Jorge de Carvalho.
Deixou ferros com pequenas batidas ao píton contrário, a medir os tempos e dando vantagens ao toiro. Ladeios vistosos e ajustados. Para terminar a lide sacou uma das suas montadas estrelas, cravando um violino de altíssima nota.

João Moura Caetano, um dos cavaleiros revelação das temporadas transactas e da atual teve pela frente um complicado Toiro Palha. Deixou dois compridos de altíssima nota a medir bem os terrenos. João tem recursos e sabe usá-los, deixou uma boa série de curtos perante um toiro que no decorrer da lide se adiantava no momento da reunião.
Fechou a sua noite com um palmito de grande nota. Bonita a sua passagem por terras caldenses.

Manuel Telles Bastos, um ícone do Toureio clássico e à Portuguesa lidou e bem um de Canas Vigourox, algo reservado e de meias investidas.
Apontou três compridos tendo sido este último de grande nota.
Preparou as sortes, citando o toiro com pequenas levadas de forma clássica e artista, arrancando-se ao toiro e pisando os seus terrenos cravando de alto a baixo e ao estribo. Lide plena de saberia e toreria.

Paco Velázquez lidou em quinto lugar por inutilização do toiro de Passanha sorteado a Luís Rouxinol Jr. por inutilização aquando da sua saída em praça.
Tocou-lhe em sorte um de Fernandes de Castro que tinha condições mas muito por culpa do estado do piso que no decorrer das lides foi piorando e ficando muito solto o toiro acabou por não “andar “. Toiro complicado e de arreões, Paco cumpriu nos compridos e nos curtos deixou bons apontamentos destacando-se o quarto da ordem, cravando ao estribo de forma ajustada rematando a sorte pelos “adentros” levando o oponente embebido na garupa da sua montada.

Rouxinol jr. lidou em último lugar o sobrero da corrida, um de Canas Vigourox, com mobilidade e seriedade.
Rouxinol Jr. entendeu de saída o seu oponente mas foi nos curtos que a história ficou marcada na arena das Caldas da Rainha. Atrevo-me mesmo a dizer que esta lide ficou marcada na memória dos aficionados do Oeste.
Toiro em sorte, Luís paso a paso e deixando-se ver, dando vantagens ao seu oponente a fazer batida ao píton contrário e a cravar ao estribo. Tudo ao milímetro sem erro ! Ferros de emoção de altíssima nota ! Ladeou de forma ligada levando o de Canas embebido no estribo da sua montada.
Luís foi para triunfar e mostrar porque é um dos cavaleiros da nova geração que dá que falar ! Assistência de pé e noite apoteótica!
Importante lide!

No que toca ao capítulo das ramagens, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa pegou o seu primeiro e segundo toiro ao primeiro intento e o último em sorte efectivou em pega de cernelha também à primeiríssima tentativa. Noite limpa !
Pelos Amadores da Terra, Caldas da Rainha pegaram o seu primeiro toiro à primeira tentativa, o segundo da ordem ao segundo intento e a fechar com grande nota numa grande pega ao primeiríssimo intento.

Noite divertida com forte presença de público naquela que é uma das importantes praças do Oeste.
Lides diversas com apontamentos de boa nota e pegas extraordinárias.
Voltaremos a ver-nos desde as Caldas da Rainha na tradicional Corrida de Toiros Mista do 15 de Agosto, o dia mais taurino do Ano!
Lá estaremos!

Duarte Justino in Porta dos Sustos

error: Conteúdo Protegido!