Bernardo Alexandre destaca temporada de crescimento na Palha Blanco: “O balanço é ótimo”
À frente dos destinos da Praça de Toiros Palha Blanco, Bernardo Alexandre faz um balanço muito positivo de uma temporada marcada pelo crescimento do público, por grandes enchentes e por uma Feira Taurina que voltou a confirmar a ligação muito própria entre Vila Franca de Xira e a tauromaquia.
No final de mais uma noite forte na Palha Blanco, Nuno Almeida falou com o empresário da praça sobre a temporada que agora se aproxima do fim, os momentos que mais o marcaram e o futuro de uma casa que continua a assumir como referência no panorama tauromáquico.

Nuno Almeida — Ser empresário desta praça — na minha opinião, a praça mais importante do país — é muito desafiante. Que balanço fazes desta temporada?
Bernardo Alexandre — Antes de mais, quero corrigir-te: não é a praça mais importante do país, é a praça mais importante do mundo. [risos] O balanço é ótimo. Apesar de ainda faltar o espetáculo de recortadores, temos vindo sempre em crescendo, com cada vez mais público, e terminámos hoje esta Feira Taurina com uma grande casa, uma grande enchente, muito perto do esgotado.
Agradeço, do fundo do coração, a todos os aficionados que vieram a Vila Franca e também a todos aqueles que vejo desfrutarem do toiro, dos toureiros, dos forcados e de todo este ambiente. Creio que aquilo que esta praça está a atravessar é um momento muito bom.
Vir aos toiros a Vila Franca sempre foi sinal de seriedade, de prestígio e de tudo aquilo que esta praça representa. E acho que continua a sê-lo. Estamos a conseguir levar o barco a bom porto.

Nuno Almeida — Sendo, então, a praça mais importante do mundo, vivem-se aqui naturalmente muitas emoções. Desta temporada, consegues destacar algum momento em especial?
Bernardo Alexandre — Não. Um momento em especial não consigo destacar. É um misto tão grande, um verdadeiro caldeirão de emoções, aquilo que se vive em todas as tardes aqui. Vivemos grandes momentos de alegria e também alguns de tristeza, quando as coisas não correm tão bem a algum toureiro ou a algum forcado. Mas a verdade é que houve grandes triunfos nesta praça.
E, fazendo o balanço, os sentimentos são muito mais de felicidade, muito mais positivos. Por isso, saio daqui muito contente com este ano.
Nuno Almeida — Portanto, o sentimento que fica é de missão cumprida?
Bernardo Alexandre — Sim, sem dúvida. É muito gratificante perceber que o público continua a responder, que existe cada vez mais gente a vir à praça e que conseguimos proporcionar tardes e noites importantes em Vila Franca. Naturalmente há sempre coisas a melhorar, mas aquilo que sentimos é que estamos no caminho certo.
A Palha Blanco tem uma história e uma responsabilidade muito grandes. Queremos continuar a honrar essa história, mantendo a seriedade e o prestígio que sempre estiveram associados a esta praça, mas procurando também que cada vez mais pessoas venham aos toiros e vivam tudo aquilo que aqui se sente.
Por isso, saio daqui muito contente com este ano!

Nuno Almeida in Porta dos Sustos