Fotógrafo português Luis Miguel Sacôto selecionado para o Calendário do Carnaval del Toro 2026/27
Hoje partilho com enorme orgulho o reconhecimento de um trabalho incrível de alguém que considero mais do que um amigo: família. Falo de Luis Miguel Sacôto, um fotógrafo que ao longo de mais de duas décadas tem dedicado grande parte da sua vida à divulgação dos festejos taurinos populares.

Num meio onde muitas vezes o trabalho por trás da lente é desvalorizado, é importante lembrar o papel fundamental de quem regista e divulga a nossa cultura. Através das suas fotografias, o Luis tem ajudado a dar visibilidade à tauromaquia popular e a aproximar muitos jovens deste mundo, que encontram nas suas imagens o primeiro contacto com a emoção dos encierros, das largadas e das capeias.
Ano após ano, quilómetro após quilómetro, percorre estradas em busca da fotografia perfeita, aquele instante único que conta a história de uma festa, de um momento ou de uma tradição. Com mais de 20 anos ligados à fotografia taurina, chega agora um reconhecimento além-fronteiras que muito nos orgulha.
Uma das suas fotografias foi selecionada para integrar o Calendário do Carnaval del Toro 2026/27, um dos calendários taurinos mais emblemáticos ligados ao histórico Carnaval de Ciudad Rodrigo, em Espanha.
Arrisco-me a dizer que será dos primeiros fotógrafos portugueses a ver uma fotografia sua integrada no calendário do Carnaval del Toro




Após o período de receção de imagens e votação, foram escolhidas 12 fotografias entre 174 instantâneos captados durante as festas do último Carnaval. A imagem vencedora que ilustra também a capa do calendário é da autoria do fotógrafo Héctor María García Jerez, retratando a passagem do encierro de domingo de Carnaval pela zona da Ermida.
O segundo prémio foi atribuído a Ángel Serrano Montero, com uma fotografia do momento em que se acende o tradicional Toro de Cinzas, na noite de terça-feira de Carnaval. Já o terceiro lugar coube a Luis A. Rodríguez Villalón, com uma imagem do encierro vespertino de domingo de Carnaval na sua passagem pela Porta do Conde.
Entre os autores selecionados para completar os doze meses do calendário encontra-se Luis Miguel Sacôto, juntamente com Sergio González-Olivares, Miguel González Esteban, Ángel Pérez González, Roberto García Benito e Rubén Martínez Frías.
Segundo a Associação Carnavaldeltoro, o calendário reúne momentos emblemáticos das festas, com fotografias a preto e branco e a cores que retratam encierros, desencierros, lances nas capeas, o Campanazo e as tradicionais Pascalles de Cinzas.
O calendário, com uma tiragem de mil exemplares, já se encontra à venda pelo preço simbólico de dois euros.

(Fotografia escolhida )
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1981, Luis Miguel Sacôto iniciou o seu percurso na fotografia taurina em 2005, dedicando-se sobretudo à divulgação dos festejos taurinos populares em Portugal e Espanha. Em 2008 criou o blogue “Festa Brava no Ribatejo”, um projeto dedicado à divulgação fotográfica e informativa da tauromaquia popular.
Entre 2013 e 2016 colaborou com o portal espanhol “Bous al Carrer”, especializado em festejos taurinos, ampliando o alcance do seu trabalho no panorama ibérico. O seu contributo para a divulgação da cultura taurina foi reconhecido em 2013 com o prémio “Entre Toiros & Toureiros”.
Em 2016 foi distinguido também com uma menção honrosa atribuída pela Tertúlia Festa Brava, reconhecimento pelo seu contributo na divulgação da tauromaquia popular através da fotografia

Ao longo dos anos participou também em várias exposições fotográficas, como a mostra “Festa Brava na Moita”, consolidando o seu nome entre os fotógrafos que melhor retratam a essência da tauromaquia popular.
Este reconhecimento internacional é mais um passo num percurso feito com paixão, dedicação e respeito pela tradição.
Parabéns, Luis. Este reconhecimento é mais do que merecido.
Tomás Carvalho e toda a equipa do Porta dos Sustos